Os processos e ambientes
comunicacionais na escola
A escola é uma comunidade educativa,
um ambiente com limites e potencialidades e que oferece vários elementos teóricos para a prática de
comunicação. É um ambiente sócio e multicultural onde muitas e várias pessoas
possuem pensamentos e culturas diferentes e que estão constantemente
interagindo de diferentes formas, contudo coletivamente e socializando as
informações necessárias ao seu papel dentro e fora dela.
A
socialização dentro do espaço escolar é o objetivo principal que faz com
que o diálogo e a troca de informações proporcionem as diversas maneiras de
desenvolver um melhor processo de comunicação educativa. A comunicação é
necessária e deve ser planejada e compreendida em todos os meios necessários a
ela, deve ter uma linguagem adequada de acordo com cada público alvo que está
recebendo. Diversas estratégias podem ser desenvolvidas para que possam
contribuir para o aprendizado, favorecendo o conhecimento com princípio
democrático e participativo como deve ser em cada instituição educacional, em
qualquer gestão.
Muitos são os materiais que podemos
utilizar na escola para o processo de comunicação, tanto os mais antigos como
os mais atuais. Tivemos uma experiência nesse mês (junho 2014) muito
interessante na escola em que trabalho. Com recursos do PDDE a escola adquiriu
uma copiadora de Xerox há 2 anos e a partir daí não se usou outro mecanismo
para digitalizar e xerocar todos os nossos documentos como avaliações doa
alunos. No momento que necessitamos mandar um comunicado para os pais pra
comparecerem a reunião de encerramento do semestre, a máquina quebrou e voltamos às nossas origens – o mimeógrafo –
que por sua vez nos oferecia uma praticidade melhor do que escrever em cada
caderno de aluno aquele comunicado.
É possível perceber a importância e
necessidade de vários comunicacionais dentro da escola e que possam contribuir
para a consolidação da gestão democrática e participativa. Educação e
comunicação lidam com a interação entre as pessoas e com isso diminui
certamente os limites entre formação e conhecimento e a escola tem o desafio de
inserir esse contexto nas práticas pedagógicas. A coordenação pedagógica deve
está atenta a criação de estratégias que venha facilitar contudo, o
envolvimento total da comunidade (que hoje tem uma boa participação pelo menos
quando convidados ou convocados à reuniões dentro da escola), sempre em um
espaço de constante responsabilização e participação de todos, planejando
coletivamente as várias formas de comunicação e sempre de acordo com cada grupo,
com cada cultura e com cada sistema.
Nos processos e ambientes de
comunicação na escola, o que menos se usa são os murais, pelo motivo de ser uma
escola aberta e totalmente sem muro e que ainda existe pessoas com maturidade
insuficiente e que ainda destroem nosso material. Os pais recebem comunicados
ou convocações através de material xerocado ou por via telefone. Professores
sempre por ligações telefônicas e nossos
alunos bem a frente de todos os grupos via internet pois em relação a
tecnologia é certo afirmar que se destacam a frente da maior parte dos
professores. Mas vale salientar que temos professores que usam a tecnologia em
sala de aula, professora de matemática (Edilma) que usa o celular como um meio
de aprendizagem nas aulas de ciências e
matemática, sem esquecer que todos tem acesso a internet dentro da escola
através do Wi-fi e temos ainda a professora do 1º ano (Edna) que filma todo o
desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos e na reunião de pais usa o
data-show para mostrar todo esse processo. E gostaria de registrar meu orgulho
profissional por essas duas professoras citadas serem minhas irmãs.
É lamentável também registrar que
temos professora que sequer usa celular em seu benefício próprio imagina
acompanhar a tecnologia e o processo de ensino-aprendizagem e nota-se porém uma
resistência muito grande e um desgaste desnecessário por parte da coordenação,
por não conseguir fazer com que professor desse nível olhe para os lados e não
se fixe numa única direção se limitando ao livro didático como único recurso
para a sala de aula.
E finalmente dizer que a comunicação
é um processo que vem se intensificando a cada dia e dentro da escola como
parte fundamental para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.
Edneuda
Nenhum comentário:
Postar um comentário