sexta-feira, 18 de julho de 2014

                 Os processos e ambientes comunicacionais na escola
          A escola é uma comunidade educativa, um ambiente com limites e potencialidades e que oferece vários  elementos teóricos para a prática de comunicação. É um ambiente sócio e multicultural onde muitas e várias pessoas possuem pensamentos e culturas diferentes e que estão constantemente interagindo de diferentes formas, contudo coletivamente e socializando as informações necessárias ao seu papel dentro e fora dela.
          A  socialização dentro do espaço escolar é o objetivo principal que faz com que o diálogo e a troca de informações proporcionem as diversas maneiras de desenvolver um melhor processo de comunicação educativa. A comunicação é necessária e deve ser planejada e compreendida em todos os meios necessários a ela, deve ter uma linguagem adequada de acordo com cada público alvo que está recebendo. Diversas estratégias podem ser desenvolvidas para que possam contribuir para o aprendizado, favorecendo o conhecimento com princípio democrático e participativo como deve ser em cada instituição educacional, em qualquer gestão.
          Muitos são os materiais que podemos utilizar na escola para o processo de comunicação, tanto os mais antigos como os mais atuais. Tivemos uma experiência nesse mês (junho 2014) muito interessante na escola em que trabalho. Com recursos do PDDE a escola adquiriu uma copiadora de Xerox há 2 anos e a partir daí não se usou outro mecanismo para digitalizar e xerocar todos os nossos documentos como avaliações doa alunos. No momento que necessitamos mandar um comunicado para os pais pra comparecerem a reunião de encerramento do semestre, a máquina quebrou e  voltamos às nossas origens – o mimeógrafo – que por sua vez nos oferecia uma praticidade melhor do que escrever em cada caderno de aluno aquele comunicado.
          É possível perceber a importância e necessidade de vários comunicacionais dentro da escola e que possam contribuir para a consolidação da gestão democrática e participativa. Educação e comunicação lidam com a interação entre as pessoas e com isso diminui certamente os limites entre formação e conhecimento e a escola tem o desafio de inserir esse contexto nas práticas pedagógicas. A coordenação pedagógica deve está atenta a criação de estratégias que venha facilitar contudo, o envolvimento total da comunidade (que hoje tem uma boa participação pelo menos quando convidados ou convocados à reuniões dentro da escola), sempre em um espaço de constante responsabilização e participação de todos, planejando coletivamente as várias formas de comunicação e sempre de acordo com cada grupo, com cada cultura e com cada sistema.
          Nos processos e ambientes de comunicação na escola, o que menos se usa são os murais, pelo motivo de ser uma escola aberta e totalmente sem muro e que ainda existe pessoas com maturidade insuficiente e que ainda destroem nosso material. Os pais recebem comunicados ou convocações através de material xerocado ou por via telefone. Professores sempre por ligações telefônicas e  nossos alunos bem a frente de todos os grupos via internet pois em relação a tecnologia é certo afirmar que se destacam a frente da maior parte dos professores. Mas vale salientar que temos professores que usam a tecnologia em sala de aula, professora de matemática (Edilma) que usa o celular como um meio de aprendizagem  nas aulas de ciências e matemática, sem esquecer que todos tem acesso a internet dentro da escola através do Wi-fi e temos ainda a professora do 1º ano (Edna) que filma todo o desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos e na reunião de pais usa o data-show para mostrar todo esse processo. E gostaria de registrar meu orgulho profissional por essas duas professoras citadas serem minhas irmãs.
          É lamentável também registrar que temos professora que sequer usa celular em seu benefício próprio imagina acompanhar a tecnologia e o processo de ensino-aprendizagem e nota-se porém uma resistência muito grande e um desgaste desnecessário por parte da coordenação, por não conseguir fazer com que professor desse nível olhe para os lados e não se fixe numa única direção se limitando ao livro didático como único recurso para a sala de aula.
          E finalmente dizer que a comunicação é um processo que vem se intensificando a cada dia e dentro da escola como parte fundamental para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.

Edneuda


Nenhum comentário:

Postar um comentário