sexta-feira, 18 de julho de 2014

A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PLANEJAMENTO ESCOLAR E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS

          O bom desempenho de um  coordenador pedagógico, deve contribuir com bons resultados no ensino e na aprendizagem dos alunos, além da boa interação com as práticas educativas dentro de uma instituição educacional. É necessário portanto o conhecimento e a reflexão do que é ser e atuar como coordenador pedagógico. Identificar um coordenador pedagógico atuando de acordo com suas verdadeiras atribuições é raro. As funções desenvolvidas por "eles"  na maioria das vivências vão muito além do que lhe é atribuído, o que dificulta o desenvolvimento de seu trabalho na busca de um melhor resultado, no sucesso e na aprendizagem  do aluno como também no desenvolvimento do trabalho do professor.
          Uma condição necessária para o desenvolvimento de uma pratica de intervenção adequada aos processos de ensino e de aprendizagem realizados  dentro de uma escola, necessita de uma participação que não existe, em processos de profissionalização que respondam as especificidades na função do coordenador pedagógico, que se mantém sempre distante de seu verdadeiro objetivo de trabalho que é a formação continuada do professor.  São atribuídas questões burocráticas, em vez de acompanhar o professor em suas atividades de planejamento de docência, de avaliação, de estímulo e de criar situações para a solução de problemas existentes, procurando subsídios  que facilitem o trabalho docente.
          Tenho oito anos de experiência como professor coordenador pedagógico - PCP na cidade de Guarulhos são Paulo, e claro que como em qualquer outra instituição educacional, o coordenador não sabe de certo qual função exercer por ser necessário o desenvolvimento de várias outras atividades que andam longe de serem realmente as práticas pedagógicas e necessárias ao resultado almejado dentro do processo escolar. Fica ainda mais difícil quando se trabalha com um grande número de professores, onde cada um tem sua especificidade, sua opinião e muitos pontos de vista diferente, tentar direcionar ao mesmo rumo e objetivo sempre é um grande desafio, pois somos vistos em um patamar  que de superioridade, o que na verdade somos professores com a função de auxiliar, direcionar, ser um canal de participação efetiva, superando as práticas autoritárias, individualistas e ajudando a superar as imposições ou disputas de vontades individuais, na medida em que há um referencial construído e assumido coletivamente. • Aumentar o grau de realização e, portanto, de satisfação de trabalho tanto para o professor regente como o professor coordenador.  Práticas pedagógicas diferem muito do processo  administrativo do núcleo gestor, elaborar em conjunto com o grupo o Projeto Político Pedagógico da escola e desenvolver a cada dia com sucesso é uma função do coordenador pedagógico, mas cuidar de indisciplina de aluno, reuniões com os pais já foge um pouco de nossas atribuições.
          Zelar pela aprendizagem do aluno, pela sua permanência na escola, visitar os pais e e pedir sua colaboração no acompanhamento da vida escolar de seus filhos fazem sim parte das atribuições de um professor coordenador pedagógico. Existe portanto uma grande diferença dentre essas ações pedagógicas e administrativas. Estive dos dois lados, pois ao assumir a vice direção de uma escola na mesma região,meu trabalho não diferenciou, então está na hora de realmente saber a quem de direito deve-se fazer, enquanto isso não haverá qualidade e bons resultados, ficando portanto a idéia de que não somos capazes de realizar nosso trabalho como coordenador pedagógico.
          O coordenador pedagógico  é responsável pelo resultado da aprendizagem do aluno e precisa ser ousado na implantação de ações que qualifique esse resultado, se o professor não tiver formação adequada e estímulo para o trabalho, o resultado não será satisfatório. É necessário um clima harmonioso, uma coletividade, um companheirismo, uma mudança em sala de aula e na dinâmica escolar, o que causará um impacto produtivo e significativo no processo educativo. É necessário um elo entre professores e núcleo gestor, para possibilitar o desenvolvimento de um clima em que todos contribuam com idéias, críticas, encaminhamentos, pois a gestão e participação pedagógica pressupõem uma educação democrática e além de bons resultados  e o coordenador deve ser esse elo entre os dois lados, sabendo contudo trabalhar as diversidades dentro da instituição escolar.              
         É necessário repensar a prática do coordenador pedagógico, na construção de competências que contribuam progressivamente na consolidação de uma estrutura de formação permanente em todas as escolas, para todos os coordenadores como acontece no momento para esse grupo do qual faço parte.



Edneuda

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