A
IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PLANEJAMENTO ESCOLAR E AS
DIFICULDADES ENCONTRADAS
O bom
desempenho de um coordenador pedagógico,
deve contribuir com bons resultados no ensino e na aprendizagem dos alunos,
além da boa interação com as práticas educativas dentro de uma instituição
educacional. É necessário portanto o conhecimento e a reflexão do que é ser e
atuar como coordenador pedagógico. Identificar um coordenador pedagógico
atuando de acordo com suas verdadeiras atribuições é raro. As funções
desenvolvidas por "eles" na
maioria das vivências vão muito além do que lhe é atribuído, o que dificulta o
desenvolvimento de seu trabalho na busca de um melhor resultado, no sucesso e
na aprendizagem do aluno como também no
desenvolvimento do trabalho do professor.
Uma
condição necessária para o desenvolvimento de uma pratica de intervenção
adequada aos processos de ensino e de aprendizagem realizados dentro de uma escola, necessita de uma
participação que não existe, em processos de profissionalização que respondam
as especificidades na função do coordenador pedagógico, que se mantém sempre
distante de seu verdadeiro objetivo de trabalho que é a formação continuada do
professor. São atribuídas questões
burocráticas, em vez de acompanhar o professor em suas atividades de
planejamento de docência, de avaliação, de estímulo e de criar situações para a
solução de problemas existentes, procurando subsídios que facilitem o trabalho docente.
Tenho
oito anos de experiência como professor coordenador pedagógico - PCP na cidade
de Guarulhos são Paulo, e claro que como em qualquer outra instituição
educacional, o coordenador não sabe de certo qual função exercer por ser
necessário o desenvolvimento de várias outras atividades que andam longe de
serem realmente as práticas pedagógicas e necessárias ao resultado almejado
dentro do processo escolar. Fica ainda mais difícil quando se trabalha com um
grande número de professores, onde cada um tem sua especificidade, sua opinião
e muitos pontos de vista diferente, tentar direcionar ao mesmo rumo e objetivo
sempre é um grande desafio, pois somos vistos em um patamar que de superioridade, o que na verdade somos
professores com a função de auxiliar, direcionar, ser um canal de participação
efetiva, superando as práticas autoritárias, individualistas e ajudando a
superar as imposições ou disputas de vontades individuais, na medida em que há
um referencial construído e assumido coletivamente. • Aumentar o grau de
realização e, portanto, de satisfação de trabalho tanto para o professor
regente como o professor coordenador. Práticas
pedagógicas diferem muito do processo administrativo do núcleo gestor, elaborar em
conjunto com o grupo o Projeto Político Pedagógico da escola e desenvolver a
cada dia com sucesso é uma função do coordenador pedagógico, mas cuidar de
indisciplina de aluno, reuniões com os pais já foge um pouco de nossas
atribuições.
Zelar
pela aprendizagem do aluno, pela sua permanência na escola, visitar os pais e e
pedir sua colaboração no acompanhamento da vida escolar de seus filhos fazem
sim parte das atribuições de um professor coordenador pedagógico. Existe
portanto uma grande diferença dentre essas ações pedagógicas e administrativas.
Estive dos dois lados, pois ao assumir a vice direção de uma escola na mesma
região,meu trabalho não diferenciou, então está na hora de realmente saber a
quem de direito deve-se fazer, enquanto isso não haverá qualidade e bons
resultados, ficando portanto a idéia de que não somos capazes de realizar nosso
trabalho como coordenador pedagógico.
O
coordenador pedagógico é responsável
pelo resultado da aprendizagem do aluno e precisa ser ousado na implantação de
ações que qualifique esse resultado, se o professor não tiver formação adequada
e estímulo para o trabalho, o resultado não será satisfatório. É necessário um
clima harmonioso, uma coletividade, um companheirismo, uma mudança em sala de
aula e na dinâmica escolar, o que causará um impacto produtivo e significativo
no processo educativo. É necessário um elo entre professores e núcleo gestor, para
possibilitar o desenvolvimento de um clima em que todos contribuam com idéias,
críticas, encaminhamentos, pois a gestão e participação pedagógica pressupõem
uma educação democrática e além de bons resultados e o coordenador deve ser esse elo entre os
dois lados, sabendo contudo trabalhar as diversidades dentro da instituição
escolar.
É
necessário repensar a prática do coordenador pedagógico, na construção de
competências que contribuam progressivamente na consolidação de uma estrutura
de formação permanente em todas as escolas, para todos os coordenadores como
acontece no momento para esse grupo do qual faço parte.
Edneuda
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