Organização do trabalho na escola a partir
das ações do coordenador pedagógico visando uma gestão democrática
Há dois anos estou a frente da
coordenação pedagógica da escola Cel. Gregório Callou, escola fundada pelo meu
pai Vicente José dos Santos (Vicente Pereira) como é conhecido, onde tive minha
mãe Izaura Santana como minha alfabetizadora e também onde estudei todo ensino fundamental I. Ter o
exemplo dos pais como educadores já foi um grande incentivo para me tornar
professora, e assim aconteceu com as três filhas desse casal que hoje
desenvolvemos um trabalho na educação e na mesma escola que estudamos.
A realidade em que se insere o
trabalho do coordenador pedagógico é bastante complexa, uma vez que é
necessário lidar com conflitos ou problemas enfrentados todos os dias no
cotidiano da escola. E por muitas vezes as atividades que deveriam ser desenvolvidas
não apresentam um contexto final dentro do necessário das práticas pedagógicas.
Como meu trabalho deve ser inserido
no interior das práticas pedagógicas desta unidade escolar; como está sendo a
minha relação como coordenador com os atores escola; quais são os problemas e
as dificuldades enfrentadas, e quais são as intervenções positivas no cotidiano
escolar; quais são nossas atividades no
campo do planejamento, acompanhamento e apoio do trabalho pedagógico. Essas são
as questões que necessitam ser compreendidas para melhor se desenvolver um
trabalho com a comunidade escolar e comunidade local.
O trabalho do coordenador pedagógico
consiste sempre em procurar a cada momento como melhorar o ensino-
aprendizagem, auxiliando sempre na superação de cada dificuldade junto aos
docentes e acompanhar com bastante dedicação o crescimento de cada educando
estimulando suas habilidades na busca de novos caminhos.
É importante que se trabalhe uma
Gestão democrática, no caso de nossa escola, digo nossa porque considero
bastante a gestão em que atuamos ser bastante transparente e democrática em que
todos colaboram e todos são responsáveis por cada ação, por cada direção,
dizemos até que todos são coordenadores e todos são diretores, mas infelizmente
existe uma hierarquia. Mas na escola tudo é compartilhado, tudo é comunicado e
todos sabem de tudo. Sai da direção de outra escola para assumir a
coordenação dessa escola que hoje
trabalho, embora tenha sempre acompanhado seus resultados pois, além de
estar inserida dentro de minha comunidade, faz parte do núcleo da escola em que
estava como diretora. Importante foi lembrar que deveríamos dar continuidade
aos trabalhos já iniciados na Unidade Escolar e elaborar novos projetos durante
o ano letivo de acordo com as necessidade. Sabendo da grande responsabilidade do papel do coordenador, me proponho
a trabalhar de forma democrática para atender as necessidades da equipe desta unidade
escolar levando em conta a ética
profissional e o intuito de contribuir para um bom trabalho coletivo, para
tanto sei que ainda falta muito pra se chegar ao que almejamos e também ao que
nos é cobrado pelo sistema e pela sociedade.
Uma das grandes preocupações na discussão
do grupo é a ausência da família na escola, uma ação reconhecida pelos pais que
tem uma participação na vida escolar de seu filho, seria um dos principais
pontos com grande necessidade de intervenção por parte da coordenação para
trazer esses pais a escola para conscientizá-los do compromisso, da
responsabilidade que a família tem no acompanhamento de seus filhos dentro da
escola. Se discute uma maneira de incentivo e busca pela permanência dos pais
dentro da escola.
Em 2013 fizemos a avaliação do Spaece
e tivemos um bom resultado, foi feito um grande trabalho corpo a corpo com as
professoras titulares, com professores de reforço e a coordenação empenhada a
todo momento. Esse ano estou desanimada e já sou observada pela turma que
já percebe a minha mudança e cobra uma
postura de mudança urgente e empenho dentro das minhas atividades. E pra
aprimorar meu trabalho e ajudar melhor a nossa equipe eu preciso com urgência
mudar minhas atitudes de comodismo pra iniciativas que atendam as necessidades
da equipe de docentes como também do processo ensino–aprendizagem de nossos
educandos como vinha desempenhando ao longo de todo esse tempo.
Nossos professores
estão sempre nas formações continuadas e minha função seria exatamente fazer
com que todo trabalho repassado aos professores seja sempre direcionado para um
modo coletivo nunca individualizado, com a troca de materiais, atividades e
experiências de cada um, inovando a cada dia a prática pedagógica de cada um,
pois é uma das preocupações dentro da unidade escolar, inovação para que o
aluno tenha estímulo na sala de aula e não se desprenda do que é necessário
compreender. Estar faltando mais essa minha participação dentro de todas as
salas de aula, sem levar em conta apenas as salas que farão a avaliação do
Spaece, Provinha Brasil, o Ana e outras. É necessário ver a dificuldade de cada
aluno, acompanhar seu desempenho e isso só é possível acompanhando passo a passo e contribuindo
positivamente na busca de novas soluções. Acompanhar o professor no seu horário
de estudo, avaliando suas praticas e seu planejamento e sugerir se necessário
inovações, uma vez que temos esse tempo, esse momento de estudo professor e
coordenador pedagógico (1/3 fora de sala) como chamamos no nosso município.
A escola em que trabalho tem bastante
qualidades entre elas assiduidade constante de alunos, funcionários,
professores e toda equipe que nela trabalha, não temos problemas com
indisciplina, mas temos o desinteresse de muitos alunos que parecem ser
empurrados pelos pais pra escola pra não perderem o bolsa família, pois estão
alheios ao mundo do conhecimento e por isso o nosso resultado na aprendizagem
ainda não está muito melhor. Sabemos da
necessidade de mudança, de inovação, mas ainda é difícil pela resistência de
alguns professores e acomodação de outros. E muito mais sério a falta de
atuação de minha pessoa na intervenção pra que se mude esse quadro e no momento
me sinto desmotivada, mas consciente de minha função e da urgência de atuação
necessária no momento. São muitas atribuições na minha gestão por estar frente
a uma escola que não existe diretor, agente administrativo e secretário
escolar. Toda parte administrativa e pedagógica é feita por mim e uma
supervisora escolar que por necessidade desempenha mais a função de secretaria
escolar do que supervisora pedagógica. Mas isso não impede uma melhor atuação
do coordenador pedagógico que no momento requer urgência nas suas funções
pedagógicas.
Estabelecer metas é necessário
para que se possa atingir os objetivos almejados , como também promover um
clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento
entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das relações sempre em
busca de novas perspectivas e ótimos resultados. E assim se faz uma gestão
democrática e se chega a uma educação de qualidade.
Edneuda
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