sexta-feira, 18 de julho de 2014

 Organização do trabalho na escola a partir das ações do coordenador pedagógico visando uma gestão democrática

          Há dois anos estou a frente da coordenação pedagógica da escola Cel. Gregório Callou, escola fundada pelo meu pai Vicente José dos Santos (Vicente Pereira) como é conhecido, onde tive minha mãe Izaura Santana como minha alfabetizadora e também  onde estudei todo ensino fundamental I. Ter o exemplo dos pais como educadores já foi um grande incentivo para me tornar professora, e assim aconteceu com as três filhas desse casal que hoje desenvolvemos um trabalho na educação e na mesma escola que estudamos.
          A realidade em que se insere o trabalho do coordenador pedagógico é bastante complexa, uma vez que é necessário lidar com conflitos ou problemas enfrentados todos os dias no cotidiano da escola. E por muitas vezes as atividades que deveriam ser desenvolvidas não apresentam um contexto final dentro do necessário das práticas pedagógicas.
          Como meu trabalho deve ser inserido no interior das práticas pedagógicas desta unidade escolar; como está sendo a minha relação como coordenador com os atores escola; quais são os problemas e as dificuldades enfrentadas, e quais são as intervenções positivas no cotidiano escolar; quais são nossas  atividades no campo do planejamento, acompanhamento e apoio do trabalho pedagógico. Essas são as questões que necessitam ser compreendidas para melhor se desenvolver um trabalho com a comunidade escolar e comunidade local.
          O trabalho do coordenador pedagógico consiste sempre em procurar a cada momento como melhorar o ensino- aprendizagem, auxiliando sempre na superação de cada dificuldade junto aos docentes e acompanhar com bastante dedicação o crescimento de cada educando estimulando suas habilidades na busca de novos caminhos.
          É importante que se trabalhe uma Gestão democrática, no caso de nossa escola, digo nossa porque considero bastante a gestão em que atuamos ser bastante transparente e democrática em que todos colaboram e todos são responsáveis por cada ação, por cada direção, dizemos até que todos são coordenadores e todos são diretores, mas infelizmente existe uma hierarquia. Mas na escola tudo é compartilhado, tudo é comunicado e todos sabem de tudo.  Sai da direção de outra escola para assumir a coordenação dessa escola que hoje  trabalho, embora tenha sempre acompanhado seus resultados pois, além de estar inserida dentro de minha comunidade, faz parte do núcleo da escola em que estava como diretora. Importante foi lembrar que deveríamos dar continuidade aos trabalhos já iniciados na Unidade Escolar e elaborar novos projetos durante o ano letivo de acordo com as necessidade.          Sabendo da grande responsabilidade do papel do coordenador, me proponho a trabalhar de forma democrática para atender as necessidades da equipe desta unidade escolar  levando em conta a ética profissional e o intuito de contribuir para um bom trabalho coletivo, para tanto sei que ainda falta muito pra se chegar ao que almejamos e também ao que nos é cobrado pelo sistema e pela sociedade.
          Uma das grandes preocupações na discussão do grupo é a ausência da família na escola, uma ação reconhecida pelos pais que tem uma participação na vida escolar de seu filho, seria um dos principais pontos com grande necessidade de intervenção por parte da coordenação para trazer esses pais a escola para conscientizá-los do compromisso, da responsabilidade que a família tem no acompanhamento de seus filhos dentro da escola. Se discute uma maneira de incentivo e busca pela permanência dos pais dentro da escola.
          Em 2013 fizemos a avaliação do Spaece e tivemos um bom resultado, foi feito um grande trabalho corpo a corpo com as professoras titulares, com professores de reforço e a coordenação empenhada a todo momento. Esse ano estou desanimada e já sou observada pela turma que já  percebe a minha mudança e cobra uma postura de mudança urgente e empenho dentro das minhas atividades. E pra aprimorar meu trabalho e ajudar melhor a nossa equipe eu preciso com urgência mudar minhas atitudes de comodismo pra iniciativas que atendam as necessidades da equipe de docentes como também do processo ensino–aprendizagem de nossos educandos como vinha desempenhando ao longo de todo esse tempo.
          Nossos professores estão sempre nas formações continuadas e minha função seria exatamente fazer com que todo trabalho repassado aos professores seja sempre direcionado para um modo coletivo nunca individualizado, com a troca de materiais, atividades e experiências de cada um, inovando a cada dia a prática pedagógica de cada um, pois é uma das preocupações dentro da unidade escolar, inovação para que o aluno tenha estímulo na sala de aula e não se desprenda do que é necessário compreender. Estar faltando mais essa minha participação dentro de todas as salas de aula, sem levar em conta apenas as salas que farão a avaliação do Spaece, Provinha Brasil, o Ana e outras. É necessário ver a dificuldade de cada aluno, acompanhar seu desempenho e isso só é possível  acompanhando passo a passo e contribuindo positivamente na busca de novas soluções. Acompanhar o professor no seu horário de estudo, avaliando suas praticas e seu planejamento e sugerir se necessário inovações, uma vez que temos esse tempo, esse momento de estudo professor e coordenador pedagógico (1/3 fora de sala) como chamamos no nosso município.   
          A escola em que trabalho tem bastante qualidades entre elas assiduidade constante de alunos, funcionários, professores e toda equipe que nela trabalha, não temos problemas com indisciplina, mas temos o desinteresse de muitos alunos que parecem ser empurrados pelos pais pra escola pra não perderem o bolsa família, pois estão alheios ao mundo do conhecimento e por isso o nosso resultado na aprendizagem ainda não está muito melhor. Sabemos  da necessidade de mudança, de inovação, mas ainda é difícil pela resistência de alguns professores e acomodação de outros. E muito mais sério a falta de atuação de minha pessoa na intervenção pra que se mude esse quadro e no momento me sinto desmotivada, mas consciente de minha função e da urgência de atuação necessária no momento. São muitas atribuições na minha gestão por estar frente a uma escola que não existe diretor, agente administrativo e secretário escolar. Toda parte administrativa e pedagógica é feita por mim e uma supervisora escolar que por necessidade desempenha mais a função de secretaria escolar do que supervisora pedagógica. Mas isso não impede uma melhor atuação do coordenador pedagógico que no momento requer urgência nas suas funções pedagógicas.
          Estabelecer  metas é necessário para que se possa atingir os objetivos almejados , como também promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das relações sempre em busca de novas perspectivas e ótimos resultados. E assim se faz uma gestão democrática e se chega a uma educação de qualidade.


Edneuda

Nenhum comentário:

Postar um comentário