sexta-feira, 18 de julho de 2014

Educação formal, informal e não-formal

          Uma educação formal trás processos com dimensões e objetivos do ensino e aprendizagem de conteúdos, onde deve-se formar um cidadão que desenvolva suas competências e habilidades, exercendo as práticas de capacitações e compreendendo o mundo ao seu redor. É desenvolvida na escola com conteúdos, regras e padrões comportamentais, que além dos títulos adquiridos haja uma capacitação para sempre seguir em frente.
          Com a finalidade de socializar os indivíduos a educação informal, se desenvolve dentro de um referencial com valores e crenças em lugares onde as relações sociais são desenvolvidas e caracterizadas por valores e sentimentos herdados com a obtenção de resultados a partir da forma de agir e de pensar espontaneamente.
          Quando se trata da educação não-formal, já vem a idéia do informal e o autor nos mostra uma vida lá fora “mundo da vida” enquanto outros processos de educação são mais centralizado, a educação não-formal se processa através de compartilhamento e experiências e na criação de espaços e ações coletivas e cotidianas. É um processo onde objetiva-se interesses e necessidades, busca-se conhecimentos e constroem-se relações sociais, concepções e principalmente sua identidade.
          E finalizando com a importância da educação não-formal nos colegiados, onde se deve construir e desenvolver  uma sensibilidade por meio de valores que venha a se refletir nas praticas sociais e construção desses valores, com a participação do coletivo formado por pessoas diferentes e co o mesmo objetivo.


Edneuda

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