Política e Gestão da Educação Básica no Brasil
A Gestão educacional é baseada na
organização do sistema de ensino, no papel social da escola e dos processos
relativos a organização, cultura e gestão. A concepção da educação é uma
prática social entre a cultura e a escola, com um grande envolvimento e
compromisso de todos que faz o sistema de ensino em busca de objetivos de
formação como mostra DOURADO.
Dentro da instituição educacional, a
gestão possui na sua especificidade um planejamento de desenvolvimento da
escola, sempre com participações e decisões
dentro desse sistema escolar. É necessário um aprendizado nos limites possibilidades à
gestão das políticas, aprimorando elementos para compreender melhor o processo
de regulação e financiamento das organizações educacionais do Brasil.
Em 1988 a Constituição Federal, foi
aprovada e promulgada, ampliando a aprovação da LDB em 1996, onde redefiniu no
âmbito das políticas educacionais uma ordem dando soberania as escolas na busca
de uma organização das políticas educacionais que antes não havia, um processo
de organização e de planejamento. Essas políticas educacionais são compostas
por programas e ações conjuntas entre união, estados e municípios que tem como
foco a melhoria na qualidade do ensino fundamental.
De acordo com as definições do MEC, entre
os programas educacionais, temos o Fundeb que está vigorando desde 2007 e se
estenderá até 2020, atendendo desde a creche até o ensino Médio, promovendo a
redistribuição dos recursos vinculados a
educação. Esse investimento é feito de acordo com o número de alunos
cadastrados no censo escolar do ano anterior. É feito um acompanhamento e
controle de toda essa aplicação nas escolas federal, estadual e municipal.
Os PCNs que tem como objetivo
padronizar o ensino no País, estabelece pilares fundamentais para guiar a
educação, é também um dos programas educacionais. São diretrizes voltadas para
estruturar e reestruturar o currículo escolar, obrigatórias para a rede pública
e opcional nas instituições privadas. São referências que podem ser usadas para
o planejamento do professor.
O PDDE escola é uma forma de
organização da escola para produzir decisões e ações fundamentais projetadas
pela equipe gestora e executadas diariamente, enquanto que o PDDE vem ajudar na
infra-estrutura física e pedagógica, como também na elevação do índice de
desempenho da educação básica nas escolas públicas da rede estadual, municipal
e Distrito federal e as escolas privadas de educação especial mantidas por
entidades sem fins lucrativos. Na escola em que trabalho, o recurso é recebido
pela associação de pais e comunidade, de acordo com o número de alunos
cadastrados no censo do ano anterior. Em assembléia é definido as prioridades
físicas e pedagógicas da escola e em seguida a aplicação desses recursos.
Existem ainda outros programas
educacionais federais de grande importância
para o desenvolvimento da educação. PNE, PNLD, PNLEM pro infância, pro
infantil, prova Brasil, provinha Brasil, PAR, IDEB, PSE, Conselhos escolares,
Merenda escolar, Ensino fundamental de 9 anos,
formação de professores e muitos outros.
Mesmo com esses projetos, não se
chega ou não se consegue chegar a uma melhoria desejada, cada projeto possui
sua especificidade que nem sempre é a necessidade da escola, a burocracia na
aplicação desses recursos não atende a realidade da instituição, pois as ações
já são determinadas para a aplicação de cada um desses recursos, portanto o
objetivo nem sempre é alcançado.
Edneuda
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