Indicadores necessários às ações educativas pedagógicas e
administrativas de acordo com as discussões realizadas nas dimensões
físico-estrutural, pedagógica, administrativa e relacional ao nível da Escola
Cel. Gregório Callou.
Apontada como grande e importante necessidade em todas as dimensões, está
o compromisso, a participação e a presença ativa da família na vida escolar do
filho, desde sua residência até a sala de aula, sendo necessário um
planejamento de ações por parte da unidade escolar que promova o estímulo da
família para que aconteça a permanência constante na vida escolar de seus
filhos. Fortalecer a formação e participação dos colegiados, trabalhar a
conscientização de todos os seguimentos e implementar medidas educativas
disciplinares, foram também indicadores citados para se chegar ao sucesso da
aprendizagem.
Na dimensão físico-estrutural o indicador mais reivindicado foi o muro
da escola, um pedido de muitos anos e que até hoje não recebemos esta obra. A
nossa escola fica totalmente vulnerável ao tempo, mas temos um trabalho de
conscientização na comunidade que todos olham, todos cuidam e o nosso prejuízo
não é tão significativo. O conforto e comodidade seria necessário para o bom
desempenho dos alunos como também um melhor desenvolvimento no trabalho do
professor no ensino aprendizagem. Nesses termos temos a ausência de boa
ventilação pela falta de manutenção em nossos ventiladores.
Ainda dentro dos indicadores e na dimensão pedagógica vamos encontrar
como uma grande e acreditamos a mais importante das necessidades dentro do
ensino aprendizagem a formação continuada para todos os educadores, desde os
vigias, merendeiras, auxiliares de serviço, professores e núcleo gestor, pois
acreditamos que todos podem contribuir para
melhoramento e o sucesso da educação. Não poderia ficar fora dessa
formação os pais dos alunos com palestras motivadoras, profissionais que nos
ajudasse na conscientização dos mesmos para uma maior atuação na vida escolar
de seus filhos.
A falta de valorização na educação é percebida A
mudança dessa mentalidade é "fundamental", diz Louzano. "A
docência é uma das profissões mais complexas de se fazer bem-feito, de ensinar
40 alunos de uma mesma sala com demandas e históricos diferentes."
Portanto é urgente melhores condições de trabalho no que diz respeito aos
recursos humanos e financeiros, para que se tenha uma motivação algo necessário
no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.
Observando o resultado nos penúltimos 3 anos de nossa Unidade escolar,
verifica-se um ótimo resultado nos indicadores: taxa de aprovação, reprovação,
abandono e distorção idade/série. Ano passado 2013, o resultado não foi o
esperado e, observamos um baixo rendimento nos alunos de 6º ao 9º ano, nas
disciplinas de Português e Matemática como mostra a tabela a seguir:
RENDIMENTO ESCOLAR NOS QUATRO ÚLTIMOS ANOS
INDICADORES
|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
TAXA DE
APROVAÇÃO
|
87%
|
88%
|
95%
|
86%
|
TAXA DE REAPROVAÇÃO
|
15%
|
12%
|
5%
|
6%
|
TAXA DE ABANDONO
|
5%
|
2%
|
6%
|
4%
|
TAXA DE DISTORÇÃO
|
19%
|
22%
|
10%
|
4%
|
No Rendimento do SPAECE tivemos o
seguinte resultado
2º
ANO
|
5º ANO
|
||||
PORTUGUÊS E MATEMÁTICA
|
|||||
EDIÇÃO
|
PROFICIÊNCIA
|
DESEMPENHO
|
PROFICIÊNCIA
PORTUGUÊS
|
PROFICIÊNCIA
MATEMÁTICA
|
DESEMPENHO
|
2011
|
178,7%
|
Desejável
|
178,0%
|
209,3%
|
Intermediário
|
2012
|
138,7%
|
Suficiente
|
207,4%
|
232,4%
|
Intermediário
|
2013
|
194,2%
|
Desejável
|
212,1%
|
211,8%
|
Intermediário
|
A causa da queda na aprovação se deu
por conta de indisciplina de alguns alunos, a falta de compromisso e presença
dos pais no acompanhamento da vida escolar do filho, que juntos causaram uma
grande falta de interesse dos alunos. Estes alunos foram do 6º ano, hoje são
repetentes e já possuem um compromisso maior, e os pais estão mais presentes na
vida deles.
A
intervenção pedagógica é feita com o planejamento e execução de projetos como
Reforço em todas as séries do Ensino Fundamental I e projetos que desenvolvem as
habilidades e criatividades dos alunos do Ensino Fundamental II, projetos de
pastas e alguns que eles próprios estão desenvolvendo com grande interesse e
muita determinação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário