sexta-feira, 18 de julho de 2014


Indicadores necessários às ações educativas pedagógicas e administrativas de acordo com as discussões realizadas nas dimensões físico-estrutural, pedagógica, administrativa e relacional ao nível da Escola Cel. Gregório Callou.
Apontada como grande e importante necessidade em todas as dimensões, está o compromisso, a participação e a presença ativa da família na vida escolar do filho, desde sua residência até a sala de aula, sendo necessário um planejamento de ações por parte da unidade escolar que promova o estímulo da família para que aconteça a permanência constante na vida escolar de seus filhos. Fortalecer a formação e participação dos colegiados, trabalhar a conscientização de todos os seguimentos e implementar medidas educativas disciplinares, foram também indicadores citados para se chegar ao sucesso da aprendizagem.
Na dimensão físico-estrutural o indicador mais reivindicado foi o muro da escola, um pedido de muitos anos e que até hoje não recebemos esta obra. A nossa escola fica totalmente vulnerável ao tempo, mas temos um trabalho de conscientização na comunidade que todos olham, todos cuidam e o nosso prejuízo não é tão significativo. O conforto e comodidade seria necessário para o bom desempenho dos alunos como também um melhor desenvolvimento no trabalho do professor no ensino aprendizagem. Nesses termos temos a ausência de boa ventilação pela falta de manutenção em nossos ventiladores.
Ainda dentro dos indicadores e na dimensão pedagógica vamos encontrar como uma grande e acreditamos a mais importante das necessidades dentro do ensino aprendizagem a formação continuada para todos os educadores, desde os vigias, merendeiras, auxiliares de serviço, professores e núcleo gestor, pois acreditamos que todos podem contribuir para  melhoramento e o sucesso da educação. Não poderia ficar fora dessa formação os pais dos alunos com palestras motivadoras, profissionais que nos ajudasse na conscientização dos mesmos para uma maior atuação na vida escolar de seus filhos.
A falta de valorização na educação é percebida A mudança dessa mentalidade é "fundamental", diz Louzano. "A docência é uma das profissões mais complexas de se fazer bem-feito, de ensinar 40 alunos de uma mesma sala com demandas e históricos diferentes." Portanto é urgente melhores condições de trabalho no que diz respeito aos recursos humanos e financeiros, para que se tenha uma motivação algo necessário no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.
Observando o resultado nos penúltimos 3 anos de nossa Unidade escolar, verifica-se um ótimo resultado nos indicadores: taxa de aprovação, reprovação, abandono e distorção idade/série. Ano passado 2013, o resultado não foi o esperado e, observamos um baixo rendimento nos alunos de 6º ao 9º ano, nas disciplinas de Português e Matemática como mostra a tabela a seguir:
RENDIMENTO ESCOLAR NOS QUATRO ÚLTIMOS ANOS
INDICADORES
2010
2011
2012
2013
TAXA DE APROVAÇÃO
87%
88%
95%
86%
TAXA DE REAPROVAÇÃO
15%
12%
5%
6%
TAXA DE ABANDONO
5%
2%
6%
4%
TAXA DE DISTORÇÃO
19%
22%
10%
4%

No Rendimento do  SPAECE tivemos o seguinte resultado

                       
                          
                                  2º  ANO


5º ANO

PORTUGUÊS    E         MATEMÁTICA

EDIÇÃO
PROFICIÊNCIA
DESEMPENHO
PROFICIÊNCIA PORTUGUÊS
PROFICIÊNCIA MATEMÁTICA
DESEMPENHO
2011
178,7%
Desejável
178,0%
209,3%
Intermediário
2012
138,7%
Suficiente
207,4%
232,4%
Intermediário
2013
194,2%
Desejável
212,1%
211,8%
Intermediário

         A causa da queda na aprovação se deu por conta de indisciplina de alguns alunos, a falta de compromisso e presença dos pais no acompanhamento da vida escolar do filho, que juntos causaram uma grande falta de interesse dos alunos. Estes alunos foram do 6º ano, hoje são repetentes e já possuem um compromisso maior, e os pais estão mais presentes na vida deles.

A intervenção pedagógica é feita com o planejamento e execução de projetos como Reforço em todas as séries do Ensino Fundamental I e projetos que desenvolvem as habilidades e criatividades dos alunos do Ensino Fundamental II, projetos de pastas e alguns que eles próprios estão desenvolvendo com grande interesse e muita determinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário